Fotografia de natureza*

Uma entrevista com Frans Lanting, fotógrafo da National Geographic, sobre o estado da arte da fotografia de natureza. Lanting fotografou com filme e hoje utiliza intensivamente os recursos digitais.

A extraordinária importância da fotografia de natureza no cenário mundial contrasta com o baixo interesse e mesmo desprezo demonstrado pela mídia e pelos mais conhecidos meios da fotografia no Brasil por esse tipo de trabalho. Aqui predominam a fotografia de eventos (casamento, principalmente), o retrato, a publicidade com todas as suas subdivisões – moda, comida, arquitetura etc – e, lá embaixo, o fotojornalismo e a fotografia urbana, mais ou menos nessa ordem hierárquica. Paisagem e natureza parecem coisas menores.

Temos fotógrafos de natureza brasileiros premiados em nível internacional e os meios de comunicação não dão a mínima importância, com raras exceções.

Ler a entrevista com Lanting reforça a esperança no tipo de fotografia que, mais do que documental, nos mostra a beleza do mundo, divulga a luta pela preservação ambiental e restaura a esperança – às vezes perdida – de que a Terra possa ser um planeta melhor para todos.

 

lead

foto de Frans Lanting, Outdoor Photographer

http://www.outdoorphotographer.com/locations/north-america/the-state-of-our-art.html#.VTYnW6ZZ2uk